quinta-feira, 16 de janeiro de 2014
Me Encontrei
Ontem me aconteceu algo muito diferente, algo que provavelmente ainda não aconteceu com grande parte das pessoas. Estava eu passeando em um parque pensando na vida, e em como tudo anda tão difícil, como nos dias de hoje temos tantos problemas. Neste instante refletia sobre todos meus problemas, e foi neste momento que me deparei com um garotinho. Logo que vi fiquei impressionado, pois mesmo estando longe percebi que seu rosto era meio embaçado. Mas fui chegando perto e seu rosto ia modelando, fiquei perplexo ao perceber que o rosto do garoto que se modelava era o meu rosto de anos atrás, percebi que eu tinha cerca de 6 ou 7 anos. O garoto ou eu ou eu menino (não sei como devo me referir a esta coisa que sei que sou eu e que ainda era garoto) veio correndo em minha direção me deu um abraço e um beijo, me senti muito bem. Decidi então que merecia gastar um tempo em uma conversa com o eu menino, decidi que deveria ensinar muito do que este menino ainda iria aprender durante a enorme caminhada da vida, gostaria de contar para ele cada dificuldade que o garoto iria enfrentar. E desta forma eu fiz, contei cada problema que havia passado em cada dia que havia passado, contei de todas as pessoas que haviam passado em minha vida. Só após contar tudo que passou de cabeça baixa decidi olhar mais uma vez para o garoto. Vi que já não era mais um garoto... Se tratava de um velho. O eu velho então decidiu comentar cada coisa que havia lhe contado então. Mas uma vez abaixei a cabeça e decidi escutar conselho por conselho. E cada conselho e comentário que ouvia sobre minha vida me fez perceber que nenhum dos problemas que havia vivido era tão pesado assim... Todo este fardo que carregava estava cheio, pois o que o enchia era o modo como eu encarava minha realidade. O que me fez entender que todas as pessoas podem ter problemas, inclusive as crianças porem muitas vezes não percebemos estes problemas em crianças, pois elas sabem como agir perante eles. Foi ai que levantei mais uma vez a cabeça e decidi agradecer os conselhos do eu velho, pois como todos dizemos os velhos são mais sábios né... Então olhei em seu rosto e mais uma vez vi um menino... Este menino me mostrou que devemos encarar todos nossos problemas com a mesma leveza que uma criança encara seus problemas... Foi ai que percebi que o verdadeiro sábio não é aquele que viveu mais ou tem mais experiência, o verdadeiro sábio é aquele que aprendeu a levar a vida da forma mais leve possível, o verdadeiro sábio é a criança... Por isso devemos sempre buscar a criança que ainda existe em nós e tentar fazer o possível para que esta não envelheça jamais, o que envelhece este sábio não é o peso do problema que carregamos, e sim a carga extra de peso que atribuímos a este problema tentando o fazer muito maior do que ele realmente é. Depois desta conversa com o eu sábio fiz uma reflexão de como seria minha vida, de como teria sido minha vida se cada situação ou escolha que tive que fazer na vida eu houvesse pensado como uma criança. Se o eu criança estaria feliz com cada escolha que fiz. Descobri que provavelmente não... Mas ainda está em tempo de mudar. A partir de hoje decidi que voltei a ser criança, a partir de hoje decidi que minha vida é bem mais leve, a partir de hoje decidi que meus problemas são só algo para deixar a vida mais divertida.
(Rafael Paz Madureira)
Assinar:
Postagens (Atom)